professora flavia
CURSO DE PEDAGOGIA
UMA CRÍTICA AO SISTEMA EDUCACIONAL NA LETRA DA MÚSICA
‘ESTUDO ERRADO’ DO GABRIEL PENSADOR:
Análise da letra da música
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA I
DOCENTE:FLÁVIA CRISTINA DE SOUZA
GRADUANDO(A): THAIS GOMES TOLEDO
PRICILA ASSUNÇÃO
GOIÂNIA
2015
RESUMO
O presente trabalho trata da análise da letra da música Estudo Errado do compositor Gabriel – O Pensador, escrita em 1995 e mesmo nos dias atuais apresentar-se coerente com o método de muitas instituições educacionais. A música traz o olhar de um aluno frente a uma escola que atua através do ensino tradicional, provocando assim uma série de questionamentos sobre a importância de se estudar e os efeitos que isso causa na educação plena do estudante que passa a ver a escola como um lugar que não se aprende coisas úteis e essenciais para a sua vida cotidiana, e sim um lugar que seus pais o obrigam a frequentar e tirar „boas notas ‟.
1 INTRODUÇÃO
Ao escutar a letra da música percebemos como os problemas que temos enfrentado na educação são antigos, muito se tem falado em modificar o sistema de ensino, porém até os dias de hoje não encontramos soluções que tenham funcionado, na educação ainda considerasse os alunos como um objeto, onde professores passam de forma arcaica os ensinamentos, sem novidades e sem motivações para os alunos, ao mesmo tempo encontramos jovens que não respeitam professores e nem a família, sendo esta a base para um bom aprendizado.
Sem estrutura familiar, muitas crianças e adolescentes não aprendem a respeitar os adultos, pois mesmo sendo criado por um adulto o fato deste não ser seu pai e/ou mãe faz com que os jovens não tenham respeito. Deixado a nova geração um pouco revoltada, falta a base sólida da educação, que é a família.
2 ANÁLISE DA MÚSICA
A letra da música Estudo Errado do Gabriel Pensador, escrita em 1995, faz uma crítica ao sistema educacional da época, que também pode ser utilizada para retratar a realidade de