Professor x Informática na educação
APRENDIZAGEM.
Prof. Fabiane Ferretti Munhoz*
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo principal abordar a importância da relação entre a aprendizagem do educando e a informática neste processo, ressaltando o papel do professor como mediador da aprendizagem. Neste contexto serão discutidos alguns temas fundamentais no que diz respeito ao manuseio do computador pelo educando e a importância do professor ter em mente as habilidades e competências que quer desenvolver em seus alunos ao utilizar este recurso como subsídio para suas aulas.
Palavras-chave: Professor, Informática, Aprendizagem, Tecnologias.
1. INTRODUÇÃO:
A tecnologia está cada vez mais presente na realidade e na vivência de nossos educandos, portanto, não há o porquê dos docentes não utilizarem estes conhecimentos que os alunos já trazem para o uso em sala de aula. A informática é um meio que dá a possibilidade de o educando ampliar seus conhecimentos referentes a diversos conteúdos e assuntos trabalhados em sala de aula e pode servir como subsídio e apoio para o professor. Cabe ressaltar a importância destes profissionais terem conhecimento acerca desta ferramenta para que ela possa ser utilizada de forma correta e não como um passa tempo para as aulas no Laboratório de Tecnologias.
Quando surgiu a tecnologia, ela tinha o intuito de facilitar a resolução de
______________________
*Professora da rede privada de Educação Infantil. Acadêmica do Curso de Graduação de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul – Núcleo de Bento Gonçalves. Atualmente cursa uma
Especialização: Pós graduação em Supervisão e Orientação Educacional na Educinter. Atua na área da Educação Infantil há dez anos.
cálculos, resolvendo-os de forma mais rápida e eficaz. Tinha o objetivo de ajudar o mercado de trabalho, como o comércio e a indústria.
Hoje, sabemos que a informática possui outro enfoque, principalmente para a área da economia.