Projeto TCC
Na década de1950 chegou ao Brasil a televisão, que é hoje um dos mais importantes e influenciadores meios de comunicação no país,e se popularizou em uma grande proporção ocupando atualmente os lares de 76% dos brasileiros, segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 1. Com intuito de atingir a todo tipo de público, as emissoras de TV investem pesado em suas programações, disponibilizando programas que atendem todas as idades e classes sociais. A televisão produz e distribui informações e entretenimento em longa escala, influenciando diretamente no modo de agir e pensar das pessoas nas suas diversas esferas.
As crianças são grandes consumidores dos conteúdos televisivos, e um dos públicos mais vulneráveis e manipuláveis. De acordo com Pillar (2001),as crianças praticamente assistem à televisão desde que nascem. Educadores sempre discutiram a influência sobre as crianças da pancadaria que acontece nos desenhos animados, um exemplo é Tom e Jerry, onde é comum os personagens espancarem uns aos outros e até jogarem bananas de dinamite nos adversários. Logo se faz necessário pesquisar e entender se este tipo de conteúdo pode interferir na forma como as crianças percebem a violência.
2.Problematização
Ao assistir desenho animado Tom e Jerry, um dos fatores que mais chama a atenção é o grande número de atos violentos como tapas, socos, chutes, o uso de armas brancas como machado, bastão de madeira, panelas e diversos outros objetos usados para agressão. Além das agressões politicamente incorretas como roubo, trapaça, sarcasmo, vingança, humilhação se repetem.A junção do alto poder de influência da televisão sobre opúblico infantil e à exposição desse tipo de atitudes gera uma preocupação, e levanta a dúvida de que, se esse tipo de desenho é realmente um conteúdo para crianças.
Até que ponto o famoso desenho Tom e Jerry, com milhares de fãs ao redor do mundo, é um conteúdo inofensivo de entretenimentoe até