Profesor por destino
Esse relatório foi escrito pela acadêmica de letras do 1̊ semestre:
TALITA MARQUES GASQUES.
Professor: Lucio Lodr
Resumo:
Este estudo analisou a vida de um professor, no município de Sinop buscando relacionar sua escolha no modo de ensino e as dificuldades encontradas. O estudo foi realizado num período de 44, dias, no qual realizei duas visitas a sua casa, e em alguns encontros que tive com ele na faculdade, onde fazia alguns esclarecimentos e tirava algumas duvidas que vinham a surgir com o tempo. Produzi esse relatório de campo tendo como base às bibliografias sugeridas durantes as aulas de Sociologia e Linguagem, nas quais estudei principalmente as normas sociais e culturais, da vida de um professor. Verifiquei nesse relatório o trabalho de um professor e como ele fundamental para formação de um profissional e de uma sociedade. Texto integral:
O trabalho de campo que serviu como base para minha reflexão, iniciou-se com a observação da dinâmica de um professor, no dia nove de maio do corrente ano. No primeiro encontro com o professor fiz sua identificação, procurando buscar sua confiança, não foi preciso muito esforço para que ele me contasse tudo, sendo ele uma pessoa muito espontânea, logo foi falando, dessa maneira fui consolidando minha pesquisa de campo, coletando os dados sólidos a respeito da sua vida. Conforme o texto “CULTURA E SOCIEDADE”, “são exemplo de identidades sociais o estudante, a mãe, o advogado, o católico, o sem-teto, o asiático, o disléxico, o casado e assim por diante” (2011 p 44). Assim sendo todos os encontro que tive com ele foi muito agradável.
Nas conversas que tivemos através da atividade de campo ele reafirmava , oque já havíamos conversado na primeira visita, como expõe CULTURA E SOCIEDADE “toda cultura tem seus padrões de comportamento, os quais parecem estranhos ás pessoas de outras formações culturais”(2011, p 40). Sendo assim, com a duas visitas mais os encontros na faculdade, coletei o