profase
Profase: Os filamentos de cromatina começam a se enrolar, formando os cromossomos. Os filamentos estão duplicados e unidos no centromero. As duas cromátides são iguais a o filamento inicial de cromatina. Os centríolos migram para os pólos rodeados por fibras que formam a aster. É a partir da região onde está o centriolo que se chama o fuso mitótico. A carioteca se fragmenta e os nucléolos desaparecem. A próxima etapa começa com o rompimento da carioteca. Os microtubulos do fuso ligam se aos cinetócoros. Então os cromossomos movimentam se para a região mediana da célula ea prometafase termina com a chegada dos cromossomos a essa região mediana.
Matafase: os centriolos ocupam pólos opostos na célula. Cada cromátide está presa às fibras do fuso pelo cinetocoro. Os cromossomos ocupam a região mediana da célula formando a placa equatorial e as cromátides irmãs se volta uma para cada pólo da célula. Os cromossomos estão na condensação máxima o que torna bem visíveis as duas cromatides.
Anafase: as cromátides se separam e são levadas para pólos opostos da célula pelo encurtamento dos filamentos do fuso. A igualdade das cromátides irmãs e a posição que ocupavam na metáfase garantem uma distribuição idêntica do material genético para os dois pólos e para as duas células que se formaram.
Telofase: os cromossomos chegam aos pólos e começam a se desenrolar adquirindo aspecto de filamentos de cromatina. A carioteca é o nucleolo voltam a se formar. Amitose termina quando dois núcleos são formados. Na maioria dos casos ela é acompanhada pela divisão do citoplasma. Os dois processos mitose e citocinese formam a fase M do ciclo