profase
Os cromossomos atingem o máximo em espiralação, encurtam e se localizam na região equatorial da célula Anáfase separação das cromátides irmãs centrômero se duplica e as cromátides se separam porque o fuso encurta e passa a ser cada cromátide 1 cromossomo
telófase (contrario da prófase) divisão para a criação de duas células ocorre a citocinese que é a separação da célula em dua outras iguais ocorre a fragmentação do citoplasma carioteca reaparece nucléolo reaparece cromossomos se dispiraliza e se forma duas novas células de 46 cromossomos cada
meiose meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide produz quatro células haplóides, sendo por este motivo uma divisão reducional.
Um fato que reforça o caráter reducional da meiose é que, embora compreenda duas etapas sucessivas de divisão celular, os cromossomos só se duplicam uma vez, durante a interfase – período que antecede tanto a mitose como a meiose. No início da interfase, os filamentos de cromatina não estão duplicados. Posteriormente, ainda nesta fase, ocorre a duplicação, ficando cada cromossomo com duas cromátides. Meiose I (Primeira Divisão Meiótica) Prófase I – É a etapa mais marcante da meiose. Nela ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta)
Como a prófase I é longa, há uma seqüência de eventos que, para efeito de estudo, pode ser dividida nas seguintes etapas:
Inicia-se a espiralação cromossômica. É a fase de leptóteno (leptós = fino), em que os filamentos cromossômicos são finos, pouco visíveis e já constituídos cada um por duas cromátides.
Começa a atração e o pareamento dos cromossomos homólogos; é um