Produção e caracteristica do cobre
Produção e característica do cobre
Origem : O cobre, por ser encontrado em estado nativo, tornou-se conhecido desde os tempos mais remotos. O homem do Neolítico, no final da Idade da Pedra, encontrou no cobre um substituto da pedra, empregando-o principalmente em armas e objetos. Sua metalurgia foi iniciada no ano 6000 a.C.. Alguns séculos mais tarde, surgiram as ligas de cobre com outros metais, notadamente como estanho, originando o bronze, marcando o período denominado Idade do Bronze. O período anterior é conhecido como a Idade do Cobre (ou Calcolítica).
Características: O cobre é um metal de coloração vermelha característica, dúctil e maleável, que se cristaliza no sistema isométrico (cúbico), na classe hexaoctaédrica. Os cristais são usualmente malformados e em grupos ramificados e arborescentes. Apresenta-se em incrustações, na forma de escamas e em massas irregulares; por vezes, chega a formar fios. Sua dureza oscila entre 2½ e 3 e o peso específico entre 8,8 e 8,9. A fratura é serrilhada. As superfícies de fratura, que ficam expostas, perdem o brilho.
O cobre metálico nativo, símbolo químico Cu, contém muitas vezes quantidades diminutas de prata, de bismuto, de mercúrio, de arsênio e de antimônio. Funde-se a 1.083ºC, sob a forma de um glóbulo. Dissolve-se prontamente no ácido nítrico, tomando a solução uma cor azul intensa ao juntar-se um excesso de hidróxido de amônio. Pode ser reconhecido por sua cor vermelha nas superfícies recentes, sua fratura serrilhada, sua alta densidade e sua maleabilidade.
Carasteristicas : O cobre é um metal de transição avermelhado, que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica, só superada pela da prata.
É possível que o cobre tenha sido o metal mais antigo a ser utilizado, pois se têm encontrado objetos de cobre de 8.700 a.C. Pode ser encontrado em diversos minerais e pode ser encontrado nativo, na forma metálica, em alguns lugares.
A condutividade elétrica do cobre merece especial