Produção textual interdisciplinar individual
TANIA DE PAULA OLIVEIRA. CPF: 715.400.592-00 FONE- (69) 9304-9557 BIÓLOGA CRBio nº73448/06-D/AM
1-APRESENTAÇÃO
A piscicultura destaca-se como importante fonte de proteína para a população pobre das comunidades rurais , que possuem recursos hídricos para desenvolvê-la. O estímulo à produção semi-intensiva, através da instalação de tanques-escavados, tem a vantagem de permitir uma produção sistemática e padronizada, garantindo uma melhor oportunidade de mercado, constituindo- se ainda um importante gerador de ocupação e renda para seus produtores. No caso particular deste empreendimento, trata-se de uma pequena propriedade, com uso exclusivo de mão-de-obra familiar, com exploração da pecuária leiteira. O empreendimento apresenta 93.000 m² de espelho d’água para criação comercial de peixes das espécies tambaqui (Colossoma macropomum) e curimatã (Prochilodontidae nigricans). A expectativa de produção é de55.8 ton/ano.
2-JUSTIFICATIVA
Considerando o caso de áreas desmatadas de APP a Lei 1.861 permite o seu uso em piscicultura resguardada algumas condições no que se refere à imprescindibilidade de seu uso e ao uso sustentável do recurso hídrico. Dessa forma, a piscicultura apresenta-se como uma alternativa natural de exploração, não só do ponto de vista de exploração em si mais como fonte eficiente de produção de proteína e pela expansão do mercado para peixes em cativeiro em virtude da crise irremediável que atravessa a exploração artesanal de pescado.
3- OBJETIVO
A proposta inicial é criar mais uma alternativa de geração de ocupação e renda, através da renovação de licença de 21 ( vinte e um ) tanques escavados.
Para potencializar o uso dos seus viveiros o Projeto visa beneficiar a família, Pretende-se ainda que, a partir da capacitação e do acompanhamento sistemático dos resultados obtidos, possamos divulgar e expandir a piscicultura no