produção textual interdisciplinar individual
O cenário econômico atual que mobiliza as ações das empresas no mercado nacional encontra-se instável e preocupante. Os índices de inflação estão muito próximos ou até já superam as metas estabelecidas pelos órgãos governamentais e servem de alerta para um perigo silencioso que é o processo inflacionário. As negociações sindicais começam a tomar corpo e forma com forte reflexo na estabilidade das organizações. Categorias em greves, negociações pontuais, preços crescentes, apresentam-se como o termômetro que sinaliza uma desconfortável preocupação com o futuro do país.
Diante desta realidade, muitas empresas procuram adequar-se a nova situação que, somado ao apagão da mão de obra especializada, compõem um quadro de gestão de pessoas voltado para a retenção dos talentos além do que, é claro, o processo de atração.
As empresas em geral, estão muito preocupadas com a situação econômica em que estão inseridas, visto que o mercado nacional enfrenta esta turbulência e mercados internacionais também não são muito favoráveis, dependendo do segmento de atuação da empresa.
A grande preocupação das empresas em geral é em conhecer como estão as práticas e políticas de remuneração adotadas por outras organizações.
A pesquisa de remuneração é a alternativa real para medir o que realmente acontece no mercado salarial e demonstrar de forma precisa e científica se a política adotada pela empresa está adequada aos atuais parâmetros praticados pelo mercado.
Com a informação estruturada, disponível e confiável, as empresas podem tomar as decisões necessárias em relação às estratégias de remuneração para seus empregados e assim estabelecer políticas próprias para retenção e atração da mão de obra.
B) Habilidades Administrativas
São as três principais