Produção Textual - Fundamentos em Administração III
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃo 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O conteúdo descrito na produção textual a seguir, tem com finalidade, abordar a atuação como um administrador de empresas, realizando um julgamento com cautela, clareza e seriedade, para a solução das questões propostas. Sendo estas redigidas em forma de uma produção textual.
2 DESENVOLVIMENTO
2. 1. A atitude da Supervisora
Compreendendo e analisando os fatos ocorridos. Não é possível concordar totalmente com a medida tomada pela supervisora, principalmente se esta decisão foi tomada sem a consulta ao administrador. Assim sendo, a dispensa da empregada Ana é precipitada e errada.
2. 2. Sobre a realização da revista
A iniciativa de realizar uma revista é uma boa ideia, caso o problema de extravio de mercadorias por parte de alguma das empregadas seja comprovada. Uma vez que todas as outras opções e hipóteses do que possa estar acontecendo para o sumiço de mercadorias tenham se esgotado.
Porém, essa não é uma medida totalmente eficaz, e nem mesmo legal. Pois segundo a legislação expressa no Art. 379-A, inciso VI, da CLT:
Art. 373-A – Ressalvadas as disposições legais destinadas a corrigir as distorções que afetam o acesso da mulher ao mercado de trabalho e certas especificações estabelecidas nos acordos trabalhistas, é vedado:
[...]
VI – proceder o empregador ou preposto a revistas íntimas nas empresas ou funcionários.
Mesmo sendo esta a única norma do ordenamento jurídico brasileiro que se encaixa ao tema, serve de base, juntamente com os direitos fundamentais à intimidade e à dignidade do trabalhador. Nesse sentido, expressa proibir qualquer tipo de revista não somente ao sexo feminino, mas para ambos os sexos, in verbis:
I-REVISTA. ILICITUDE. Toda e qualquer revista, íntima ou não, promovida pelo