Produção textal
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS 4
2.1 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 4
2.2 Sistemas de Acumulação de Custos por Ordem de Produção 4
2.3 Sistemas de Acumulação de Custos por Processo 5
2.4 Sistemas de Custeio 5
2.5 Custeio Direto ou Variável 6
2.6 Custeio por Absorção 7
2.7 Produtos em Processo 10
3 Unidades equivalentes de produção 12
4 Formação do Preço de Venda 15
4.1 Finalidades: 15
4.1.1.1.1 Fatores que Interferem na Formação do Preço de Venda 15
5 16
6 Formação do Mark-Up 17
7 Finalidades 18
8 CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23 INTRODUÇÃO
O Brasil está passando por várias mudanças, principalmente na área econômica, exigindo das empresas a adoção de sistemas de informação e de controle, objetivando a tomada de decisão. É importante salientar a necessidade dos sistemas serem baseados em fatos reais e atuais.
Esses sistemas de informações e de controle permitem melhorar o gerenciamento das empresas. Aos empresários cabe aceitar essas mudanças e adotar medidas que satisfaçam seus negócios, tudo de maneira rápida para poder vislumbrar oportunidades de novos mercados.
Aí é que entra a importância da contabilidade, pois é através dos relatórios e das informações que ela fornece que serão tomadas as decisões. Sua preocupação é a administração dos empreendimentos.
A própria contabilidade gerencial mudou seu enfoque ao longo dos anos, no início ela compreendia funções mais restritas em setores de produção, marketing e finanças. Atualmente o seu emprego se expandiu para muitas outras áreas.
Enquanto no passado a utilização da contabilidade gerencial estava limitada às empresas industriais, hoje em dia é muito utilizada em empresas de software de computadores, de telecomunicações, de publicidade e outras empresas de serviços, ou seja, a contabilidade gerencial pode ser utilizada tanto para empresas industriais e comerciais, quanto em empresas prestadoras de serviços.