produção por ordem, continua
Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoogi
Resumo: Em decorrência da importância do conhecimento científico da contabilidade de custos, avulta à importância da compreensão do funcionamento de um sistema de custos coordenado e intregado à contabilidade geral. E para tal, apresentamos uma reflexão buscando na aplicação do conhecimento uma avaliação da importância dos aspectos tributários e gerenciais das informações de custos na implantação de um sistema de custo coordenado à contabilidade geral. Palavras-chave:
Contabilidade de custos; implementação de uma contabilidade de custos coordenada e integrada.
Desenvolvimento:
Os principais fatores ligados às soluções das questões de custos e seus registros, trilha pela implementação de uma contabilidade de custos coordenada e integrada, a qual é tida como uma condição sine qua non, conforme segue.
A contabilidade de custos é uma vertente da ciência da contabilidade que está voltada à área ou espécie de custos. Logo, é o tipo contabilidade que estuda e interpreta os atos e fatos ligados aos custos, ou seja, de serviço, produtos industrializados ou comercializados envolvendo também estudos sobre os investimentos feitos para que se consiga produzir ou adquirir um bem ou um serviço com destino de venda. Pode ser definido como um ramo da ciência contábil, aplicado aos fenômenos de custos. Sendo o custo dos serviços e produtos o objetivo dos controles da contabilidade de custos, devendo ser integrado e coordenado à contabilidade geral, ou empresarial e pode utilizar para isso, a ordem de produção ou o processo de produção contínua; livros auxiliares; mapas de sistema de rateio de custos fixos; apontamento de horas de mão de obra direta e consumo de insumos e matéria-prima, que devem ser apoiados sobre valores originários da aquisição e escriturados. Esta situação, opção fiscal, de avaliação dos custos está prevista no RIR, art. 294; na ausência do sistema, prevalece a regra do