Produção industrial
O surgimento da Escola Comportamental é uma conseqüência directa das limitações da Escola Clássica no que respeita às motivações das pessoas. Na verdade, o crescente descontentamento do operariado e o poder crescente dos sindicatos obrigaram as organizações a estudarem novas formas de gestão que proporcionassem uma maior satisfação no trabalho.
A Teoria Y contradiz as formulações de Taylor, reconhecendo a dificuldade das relações interpessoais no ambiente de trabalho, as variáveis que afetam o comportamento e a satisfação das necessidades individuais. Sob esse ponto de vista, a administração deverá encorajar o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo. Por outro lado, a Teoria X defende o isolamento, pois as interações sociais prejudicam a produtividade. Propõe um estilo de liderança mais diretiva e um baixo nível de participação, pois, de acordo com a Teoria X, os trabalhadores não lutam pelos objetivos da empresa, sendo necessária uma supervisão direta e disciplina rígida.
4-c) Estes conceitos são de suma importância para as organizações, pois de modo geral tem que se criar um ambiente melhor de trabalho, pois o funcionário obtém mais valor dentro da organização, esse “reconhecimento” veio através de incentivos e motivações, que venham buscar o que realmente o funcionário tem de valor . Outro fator interessante é a concepção da importância de estudar e analisar o mercado externo para manter-se atualizado e antecipar-se do seu concorrente, com informações privilegiadas.
5- As principais contribuições dos especialistas foi o nível de produção como resultante da integração social:
-O comportamento social do empregado;
-A formação de grupos informais; as