Produção Enxuta
SUMÁRIO
Conceito Error: Reference source not found, 4 e 5
Objetivo 6
Foco..... 7
Vantagens 8
Desvantagens 9
Conclusão 10
Bibliografia Error: Reference source not found
CONCEITO
O Termo Produção Enxuta é uma tradução do termo lean production, instituído por Womack, Jones & Roos (1990) para designar uma produção sem desperdícios de energia, tempo material e esforço humano, que empurra o produto na linha de montagem e, portanto, para o cliente, para uma produção desencadeada pelo cliente “puxando” o produto da prateleira. Alguns serviços como supermercados, bancos 24hs e restaurantes self-service já operam com base no paradigma enxuto, também conhecido como paradigma do “puxar”. Embora sutil, a mudança do “empurrar” para o “puxar” implica alterações profundas, principalmente no nível de formação dos trabalhadores. A produção enxuta exige trabalhadores melhor qualificados, capazes de assumir responsabilidades, tomar decisões e buscar soluções para problemas que ocorrem durante o processo de produção.
Produção enxuta combina as vantagens do artesanal – grande variedade e alta qualidade – e as vantagens da produção em massa - grande quantidade e baixo custo. No entanto, a cadeia de produção é iniciada pelo cliente. Ele “puxa” a produção, quando demanda um determinado produto. Essa demanda “puxa” toda a cadeia de produção, que ainda é feita em massa. O puxar a produção é feito pelo “kanban” (cartão ou cartela), que indica para o trabalhador antecedente na linha que item deve ser produzido e entregue. Com isso, elimina-se estoques e a produção passa a ser feita somente na hora que é exigida. – just in time.
Como é o cliente que inicia a cadeia de produção, agora é possível dar a ele a opção de escolher alguns itens dentre uma gama de possibilidades que são colocadas à sua disposição. Ele tem a sensação de estar encomendando um produto especialmente para ele. No entanto essa possibilidade