Produção do esmalte
Materiais que podem ser usados:
Hoje são incluídos vários produtos a fim de melhorar a aparência do esmalte e da unha. Ele poderia ser feito apenas de nitro celulose dissolvida em acetato butílico ou acetato etílico. A nitro celulose forma as finas camadas sobre a unha, enquanto o acetato evapora, fazendo com que o esmalte seque na superfície da unha. Assim, ele vira uma película que serve para proteger as unhas de lascas e/ou quebras. Entretanto, os esmaltes contém uma extensa lista de ingredientes:
Solventes
São soluções utilizadas para misturar os ingredientes contidos na fórmula do esmalte, resultando em um produto uniforme. Assim que o esmalte é aplicado, o solvente evapora. A quantidade e tipo de solvente determinam se a camada será fina ou grossa e o quanto ela demora a secar.
Formadores de Película
São compostos que formam a superfície lisa das camadas dos esmaltes. O mais comum é a nitro celulose.
Resinas
As resinas fazem a película aderir à superfície da unha. São ingredientes que acrescentam profundidade, brilho e dureza para a película do esmalte. Um exemplo é a resina de tosilamida-formaldeído.
Plastificantes
São os produtos que ajudam a manter o esmalte flexível, reduzindo as chances de ele rachar. Plastificantes muito comuns é a cânfora, muito usada na gringa, e o Dibutilftalato, bastante usado aqui no Brasil.
Pigmentos
São os produtos que dão cor ao esmalte. As colorações dos esmaltes são obtidas através de corantes e pigmentos, podendo ser inorgânicos ou orgânicos, extraídos de formas naturais, como em rochas, minérios, flores, folhas ou sintéticos.
Fabricação:
1- Os ingredientes usados são: bentone (uma argila modificada), plastificante (que forma aquela película na unha), solventes, nitro celulose (que é uma resina) e pigmentos, devem ser colocados na quantidade certa e no tempo certo por causa da qualidade do produto.
2- Prepara o verniz. Dentro do tacho vão os solventes, o plastificante e a resina. Eles são