Produção do cpvc
ISABELA FALCÃO
LUCAS ORRICO
ANTÔNIO RIMACI
ALAN OLIVEIRA
PRODUÇÃO DE POLIVINILA CLORADO
SALVADOR
201
PRODUÇÃO DE POLIVINILA CLORADO
Este trabalho está sendo realizado pelos alunos do curso de Eng° Química, Isabela Falcão, Lucas Orrico, Alan Oliveira e Antônio Rimaci, sob orientação do docente José Freire.
SALVADOR
2012
Sumario
Introdução
O Cloreto de Polivinil, comumente chamado pela sigla PVC, é um dos plásticos mais utilizados no mundo, sendo utilizado em uma ampla variedade de aplicações. Descoberto em 1835, o PVC começou a ser produzido comercialmente em 1927, tornando-se popular devido às suas boas características físicas, seu preço baixo e processo de obtenção fácil. O PVC pode ser considerado um polímero polivalente pois pode se apresentar com formatos muito rígidos (como tubos e conexões) ou altamente flexíveis (como bolsas de sangue, fios e cabos). O produto de PVC pode ser em qualquer cor, transparente ou opaco.
Com características antichama e auto-extinguível, além de ser bom isolante elétrico, é bastante utilizado na fabricação de cabos elétricos. Sendo bastante popular, o PVC é um dos plásticos mais produzidos do mundo, tendo uma produção de milhares de toneladas por ano. Os Estados Unidos, juntamente com a Europa, são os maiores produtores, e consumidores, deste plástico.
Características
O PVC é um polímero termoplástico pertencente à família do etileno , na qual predomina uma cadeia de átomos de carbono (C) que pode ter vários tipos de átomos ligados a ela.
No caso do PVC, átomos de cloro (Cl) substituem alguns átomos de hidrogênio (H). Abaixo temos a fórmula molecular do PVC:
(C2 H3 CL)n
Onde n é o número de monômeros.
A presença do cloro na cadeia do polímero torna o PVC um dos termoplásticos conhecidos mais versáteis. É o responsável pelo caráter natural anti-chama e pelas inúmeras formas e propriedades do PVC. Devido à instabilidade da ligação carbono-cloro na cadeia, o