Empreendedorismo internacional
EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL
Integrantes: Otávio Di Mare, Lorenzo Biazzi, André Gasparotto, Álvaro Escobar, Murilo Dias, Felipe Barcelos
Santa Maria, 30 de Maio de 2011
Para iniciar o estudo sobre empreendedorismo internacional é válido uma breve explanação sobre o que significa empreendedorismo. Empreendedorismo é o principal fator promotor de desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor. O empreendedor satisfaz a um número de funções que podem ser resumidas em inovação, gerenciamento, coordenação e risco. Estes têm uma visão orientada, como a de assumir a responsabilidade por decisões. Esta capacidade de tomar decisões sobre diversos graus de incerteza vem a ser uma característica fundamental do empreendedorismo.
O termo empreendedorismo internacional, em sua versão original, teve sua primeira aparição em um artigo escrito por J. W. Morrow em 1988.
Em sua definição inicial o termo se limitava a novos empreendimentos de nível internacional. Oviatt e McDougall definiram empreendedorismo internacional como “uma organização comercial que, desde sua criação, obtém significante vantagem competitiva no uso de recursos e a venda de produtos finais em vários países”.
O foco dos estudos sobre empreendedorismo internacional ter sido direcionado inicialmente para empresas que desenvolvem atividades a nível internacional desde a sua fundação, explica-se