produção do cafá
ALUNA: ANA PAULA BÜHNEMANN
PROFESSOR: GERALDO
UNIDADE CURRICULAR: MATEMÁTICA APLICADA Produção do café 2013
A safra anual do café do ano de 2013 fechou em queda em relação de 2012, totalizando 20,08 milhões de sacas, contra 20,33 milhões de sacas em 2012.
As causas desta retração do mercado de consumo interno do café é devido as novas opções de bebidas que estão sendo consumidos no café da manhã, como sucos, achocolatados, bebidas a base de soja e entre outros, que aos poucos está se tornando concorrente do café.
Outro fator desta diminuição é por conta da redução de indústrias de pequeno porte , segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Em final de 2012, a entidade contabilizava 1.490 indústrias no país, de todos os portes, que atuaram no mercado nos últimos 4 anos, e em final de 2013 esse número foi de 1.428.
Apesar da pequena perda do consumo do café em 2013, os brasileiros estão cada vez mais exigentes na qualidade desta bebida tão importante. Cafés servidos em máquinas de café expresso, a utilização de sachês ou cápsulas de café são meios mais inovadores e práticos para a sua preparação. Isto mostra que há muito campo para explorar e que os consumidores estão reconhecendo e valorizando a qualidade, e que a indústria precisa estar atenta para oferecer estes produtos.
Outra inovação importante foram as lojas virtuais, servindo como canal de distribuição para cafés de alta qualidade, de origens brasileiras e estrangeiras bem como, máquinas e acessórios ou equipamentos para preparo de cafés filtrados e expressos. Por esta razão, o volume de importação de café industrializado em 2013 chegou a US$ 32,8 milhões contra US$ 15,7 milhões em exportações de café torrado/moído.
A produção interna nos estados do Brasil:
O estado de Minas Gerais lidera o índice de produção, que ao todo produziu cerca de 27.660 mil. sacas de 60Kg de café, em seguida Espírito Santo com 11.697, São