Produção de texto
01 - A menina deixou sua mãe irritada. Ela é bagunceira e não para nunca, causa discussões entre membros da família, suas atitudes são responsáveis por muitos atritos entre mãe, pai, tio e avós, no entanto também é responsável pela alegria da casa. Gosta de brincar e falar muito, mas brinca como que na realidade não deveria. Briga com suas primas, escala coisas e se machuca constantemente.
02 – Por definição
03 -
a) Por Definição A menina deixou sua mãe irritada. Ela é bagunceira e não para nunca, causa discussões entre membros da família, suas atitudes são responsáveis por muitos atritos entre mãe, pai, tio e avós, no entanto também é responsável pela alegria da casa. Gosta de brincar e falar muito, mas brinca como que na realidade não deveria. Briga com suas primas, escala coisas e se machuca constantemente.
b) Por Detalhamento Essas atitudes contribuem para que ela se sinta pouco amada, já que leva muitas broncas e fica de castigo por muitas vezes, causando ainda mais transtorno a sua família.
c) Por Exemplificação A menina deixou sua mãe irritada. Ela toma atitudes que fogem do controle de sua família. Imaginemos uma avó lavando roupas em casa. Ela sente um mal estar e se deita, sua neta pega ovos na geladeira e joga dentro da máquina de lavar roupas e tudo vira uma grande meleca. d) Por Confronto À algum tempo atrás, as crianças respeitavam seus pais, avós e demais membros da família, obedeciam ordens. Hoje respondem de maneira grosseira e mal criada, sentem – se auto-sulficientes e não reconhecem seus limites.
e) Por Comparação A menina deixou sua mãe irritada. Ela é como um trem desgovernado, não tem freio, não para de maneira nenhuma e passa por cima do que e de quem aparecer em sua frente, por mais que as pessoas peçam para que pare, não tem controle algum. Assim é a menina.
f) Razões e Consequências A menina deixou sua mãe