Produção de Alumen
Atualmente, vemos as mudanças que ocorrem a nossa volta, no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico. As novas técnicas de fabricação, o conhecimento e a rapidez com que a informação trafega por todo mundo, tem permitido ao ser humano experimentar um desenvolvimento cada vez maior. Uma das técnicas que muito contribuiu para este desenvolvimento é a evolução nas comunicações, que por sua vez só foi permitido após o domínio das técnicas de fabricação da fibra ótica. Segundo Crainq Freudenrich, Ph.D (2011): “[...], diversas companhias estão substituindo seus antigos sistemas baseados em fio de cobre por novos sistemas com base em fibra óptica para melhorar a velocidade, capacidade e clareza das informações transmitidas.”
A Fibra ótica consiste em um filamento de vidro (especial), por onde é canalizado as informações na forma luminosa. A informação é codificada em sinais elétricos, convertida em sinais de luz, e viaja pela fibra até a outra extremidade, onde é convertida em sinais elétricos e tratada na sua função, seja ela uma ligação telefônica, um sinal de TV, internet etc...este meio de comunicação é muito eficaz pois as perdas são baixas e a velocidade que acontece a comunicação é muito alta, além da confiabilidade e segurança do ponte de vista elétrico. Outra aplicação da fibra é no aspecto de decoração, comunicação visual, onde os neons são substituídos por fibras óticas que são muito mais eficientes (iluminam com baixíssimas quantidades de energias) e seguras do ponto de vista energético (pode ser utilizado dentro d´água sem choque elétrico).
Todas estas vantagens são conseguidas através dos refinados processos de fabricação e da qualidade da matéria prima onde uma das principais a Sílica ou SiO2. Por isso o controle e escolha da matéria prima ideal para atender as características desejadas para a fibra são tão importantes quanto o próprio processo de fabricação. Cloretos, óxidos, nitratos de qualquer material deve ser identificado e