Teoria do desporto coletivo
Informações Gerais:
Instituição: URECE - Esporte e Cultura
Cidade: Rio de Janeiro
Bairro: Centro
Histórico do Projeto: A Urece Esporte e Cultura para cegos é uma associação sem fins lucrativos. Onde desenvolvemos aulas e treinamento esportivos, oficinas e projetos especiais para pessoas com deficiência visual de todas as idades. São ministradas aulas de futebol para cegos, goalball e natação.
A Urece não é feita somente para pessoas com deficiências visuais, mas também é liderada por elas. Desde a fundação em 2005, nos dedicamos à profissionalização do esporte para pessoas com deficiência visual, ressaltando sempre as potencialidades e as especificidades de cada atleta.
A Associação representa um papel de vanguarda nas questões que envolvem o paradesporto. Participamos com nossos técnicos e atletas, de eventos e competições nos cinco continentes, levando o nome do Brasil, carimbado por um trabalho de excelência, nacional e internacionalmente reconhecido.
Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, a palavra Urece não é uma sigla. É um nome próprio, surgido entre os atletas de futebol, sinônimo de raça, vontade e entrega. Quando a associação estava sendo criada, em uma incubadora de empresas em 2004, o nome surgiu quase como imposição dos atletas, que queriam ver confirmado na denominação da nova associação o seu anseio de competirem por uma entidade que os respeitassem e ouvissem.
A sua principal missão é difundir o real potencial da pessoa com deficiência visual, contribuindo para sua inclusão social e proporcionando sua autonomia como indivíduo participativo na sociedade.
A visão da Urece é de adquirir uma posição social que permita potencializar nossas ações para que a sociedade e as pessoas com deficiência visual reconheçam a importância das ações empregadas no processo de inclusão sócio-desportiva dos deficientes visuais.
A estréia do Goalball na Urece se deu em 2008, em que as equipes masculina e feminina da Urece,