Produçao de textos
Com base nessa afirmação, como os sistemas de valores pessoais se refletem na leitura? Sua resposta deve ficar entre 10 e 15 linhas.
Resposta: Valores onde a pessoa se adapta ao meio, a lógica e moral permitindo-lhe se livrar da ignorância, compreender o mundo, onde possa desenvolver seu raciocínio sua capacidade de pensar e argumentar. A leitura pode tanto emocionar e distrair como informar e defender conceitos e encontrar um caminho sensato e prudente na busca do equilíbrio entre a leitura, o pensamento, a emoção e a razão seriam, talvez um começo. Entende-se que estas outras buscas provocadas pela leitura não encontra mapas ou guias. Muito melhor que isso, aponta caminhos para que possamos ter o prazer de encontrá-la pelos nossos esforços. Assim deve ocorrer também com a educação, cujo compromisso maior precisa ser o de proporcionar escolhas, opções de rota, além de fornecer aos seres em formação os instrumentos básicos para suas jornadas pessoais.
DIREITOS HUMANOS EM QUESTÃO
O caráter universalizante dos direitos do homem (...) não é da ordem do saber teórico, mas do operatório ou prático: eles são invocados para agir, desde o princípio, em qualquer situação dada. François JULIEN, filósofo e sociólogo.
Neste ano, em que são comemorados os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, novas perspectivas e concepções incorporam-se à agenda pública brasileira. Uma das novas perspectivas em foco é a visão mais integrada dos direitos econômicos, sociais, civis, políticos e, mais recentemente, ambientais, ou seja, trata-se da integralidade ou indivisibilidade dos direitos humanos. Dentre as