Produçao com Qualidade
Autor: Flávia Alves de Brito Lacerda
Fonte: Gestão da qualidade: requisitos da ISO 9001
Da aquisição da matéria-prima até a entrega ao consumidor, uma empresa deve ter manuais atualizados e manter seus colaboradores a par dos procedimentos pad
Entre os processos para realização de um produto, a empresa deve considerar também a aquisição, o fornecimento, a rastreabilidade, a propriedade oferecida pelo cliente, a preservação e a medição. A seguir, cada um deles será relatado em detalhes.
Aquisição
A aquisição é um requisito que visa identificar em matérias-primas possíveis defeitos que possam comprometer a qualidade de um produto ou serviço. Para impedir que isso ocorra, a empresa precisa avaliar riscos com fornecedores e fornecimentos inadequados, acompanhar os métodos de seleção e qualificação e aperfeiçoar os canais de relacionamento com os seus fornecedores.
A inspeção é o melhor mecanismo para se verificar o que foi solicitado ao fornecedor e o que foi entregue. Portanto, quanto maior a confiança no fornecedor, menor a necessidade de inspeções mais rigorosas.
A empresa pode fazer um registro de desempenho de seus fornecedores quanto à matéria-prima entregue, os prazos, etc.
Nas auditorias, busca-se identificar os níveis de avaliação e a seleção de fornecedores.
Produção e fornecimento de serviço
A produção e o fornecimento de serviço exigem procedimentos para:
Planejar as atividades de produção e de processos;
Prover o pessoal com instruções de trabalho e com os critérios da qualidade do trabalho;
Qualificar e controlar os processos de produção;
Usar equipamentos de produção e realizar manutenção dos equipamentos para assegurar a continuidade da capacidade do processo.
A empresa precisa considerar que, quanto mais treinado, mais conhecedor e mais habilitado for o seu grupo de funcionários, menor será a exigência de documentos explicativos sobre os processos.
Por outro lado, a