Produçao cientifica
Tema: O processo de aprendizagem da criança na fase de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental.
Problema:
Quais são os fatores que influenciam para que algumas crianças aprendam com mais facilidade do que as outras?
De acordo com Barreto (2004) hoje o governo federal já tem assumido com maior rigor as políticas públicas para a educação infantil, considerando que a alfabetização e a socialização devem ser trabalhadas em primeiro lugar, por se constituir em fatores que influenciam fortemente na vida da sociedade. Acredita-se sobre este mesmo viés, que no Brasil, os avanços qualitativos adquiridos dos últimos tempos em relação à educação infantil, em qualidade e eficácia, se constituem em importantes instrumentos de inclusão social. Passou-se a reconhecer que na Educação Infantil deve ser prioritário o ato de ensinar, de aprender, de transformar pessoas, revolucionar sistemas, reavaliar posturas e comportamentos e buscar novas perspectivas de vida.
Kramer (2006) ainda declara que a inclusão de criança de 6 anos no
Ensino Fundamental requer diálogo entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Diálogo pedagógico dentro da escola e entre as escolas buscando alternativas curriculares claras, no qual o planejamento e o acompanhamento feitos pelos adultos que atuam nessas classes levem em conta as particularidades das ações infantis. Também devem ser respeitados, o direito à brincadeira, à produção cultural,pois tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, as crianças devem ser atendidas em suas necessidades.
Neste sentido, o documento curricular Projeto Marista para o Ensino
Fundamental (2010), propõe que a mediação pedagógica seja um meio na qual o professor possa auxiliar os alunos a se apropriar de valores, conhecimentos e saberes, ou seja, implicando que haja a existência de bons relacionamentos, encontros e diálogos. Proporcionando um ato de intervenção intencional que cria