Produção científica em Karl Marx
Grupo 2
Produção científica em Karl Marx
Produção científica em Karl Marx
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Esquema Materialismo Histórico..................................................................6
Figura 2: Esquema estrutura e superestrutura...............................................................7
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
1.1Materialismo Histórico 5
2 Evolução e aplicação da teoria Marxista 6
2.1Materialismo Histórico Dialético 6
2.2Aplicação da Teoria 7
3Reflexos da estrutura social do capitalismo na vida das pessoas e na sociedade como um todo 8
4Considerações Finais 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo central aplicar a teoria do materialismo marxista no contexto de produção científica, principalmente do século XIX (período da revolução industrial), contextualizando assim, com o período vivenciado por Karl Marx na construção de sua teoria.
1.1 Materialismo Histórico
É exatamente dentro de um ambiente cientificista, e muitas das vezes idealista, da revolução industrial (período da junção da ciência com a técnica originando a tecnologia) que se apresenta a teoria científica Marxista, o materialismo histórico. Uma teoria científica onde são levantadas e levadas em conta pela primeira vez as contradições da vida social daquele momento, questionando que, se por um lado tal período apresenta um avanço técnico, um aumento do poder humano sobre a natureza, enriquecimento e progresso, por outro lado, traz o empobrecimento da classe operária, cada vez mais estagnada.
Ao propor tal teoria, Karl Marx e Friedrich Engels entram em conflito com as várias produções científicas anteriores, principalmente com o positivismo dos séculos XVIII e XIX em específico.
2 Evolução e aplicação da teoria Marxista