Produtos e Serviços Substitutos
Produtos e serviços substitutos, ou sucedâneos, são aqueles que não são os mesmos produtos fabricados ou oferecidos por uma determinada empresa, mas atendem às mesmas necessidades e são sempre uma ameaça em qualquer mercado, visto que pretendem ser uma alternativa a produtos e serviços já existentes, oferecendo ao consumidor a vantagem de terem um preço menor.
Na mente do consumidor existe sempre uma ponderação do custo e respectivo benefício que a compra de um produto ou serviço traz para a pessoa. Logicamente, se um produto suprir as mesmas necessidades que outro e o seu preço for menor, a sua relação custo/benefício é altamente proveitosa para o consumidor e desvantajosa para as restantes empresas no mercado que praticam preços superiores.
Já para a indústria, de acordo com Porter (2004), há uma competição ampla entre empresas de uma determinada indústria com empresas que fabricam produtos substitutos. Estes reduzem os retornos potenciais de uma indústria ao estipular um teto nos preços que as empresas podem fixar como lucro.
Dessa forma, os produtos substitutos limitam os lucros das empresas em tempos normais e também em tempos de prosperidade, sendo considerados uma limitação cada vez maior na rentabilidade das indústrias.
A pressão exercida por esses produtos nos lucros das empresas será maior o quão maior for a atratividade do produto substituto em relação ao seu preço-desempenho e os substitutos que exigem maior atenção são aqueles que podem ser melhorados em função de seu preço-desempenho em comparação com o produto da indústria, ou aqueles que são produzidos por indústrias com lucros altos, uma vez que eles entram rapidamente no mercado se algum desenvolvimento aumenta a concorrência em suas indústrias e leva a redução de preço ou ao aperfeiçoamento do desempenho (PORTER, 2004)
Como uma forma de avaliar o comportamento do bem substituto em relação ao bem produzido por uma determinada empresa, pode-se utilizar a