PRODUTOS ELÁSTICOS E ANALATÍSTICO
591 palavras
3 páginas
Trabalho de economia: Desenvolva e relate um ou dois exemplos(casos reais) sobre o conceito de produto elástico e inelástico. Para melhor compreensão ler o passo 2 onde diz Para o desenvolvimento ....até...elaborar o estudo solicitado. Mandar para o email de Laís laisnog.1@gmail.com até o dia 22/09. eu não sei é para entregar dia 25/09 ou dia 02/10, então é melhor prevenir do que remediar, se você souber realmente quando vai ser a prova me avise por favor, porque assim saberemos quando mesmo que é para entregar a atps.Elasticidade é a alteração percentual em uma variável, dada uma variação percentual em outra. É sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis.
A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço. De acordo com a elasticidade-preço demanda, pode ser classificada como elástica, inelástica ou de elasticidade-preço unitária.
O valor numérico da elasticidade preço da demanda é formado pela disponibilidade dos bens substitutos, essencialidade do bem, importância relativa do bem no orçamento e o horizonte de tempo.
Quanto mais substitutos são os bens, mais elástica é a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor tem mais opções para não consumir esse produto. Quanto mais essencial o bem, mais inelástica sua procura, não trazendo muitas opções para o consumidor fugir do aumento de preços.
A importância relativa, ou peso do bem no orçamento é dada pela proporção de quanto o consumidor gasta no bem, em relação a sua despesa total. Quanto maior o peso no orçamento, maior a elasticidade-preço da procura.
EXEMPLOS>
DUAS EMPRESAS , 1 chamada de casa bahia, outo chamada de supermercado cordeiro leao ambas estão com as vendas abaixo do esperado a fim de alavancar as vendas, resolvem fazer uma promoção no fds pegaram