Producao do batom
Jéssica
Lorena
TRABALHO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
TRABALHO SOBRE A PRODUÇÃO DE BATOM LABIAL
VITÓRIA
2013
Introdução O batom foi o primeiro cosmético a ser usado. O uso de batom para maquiagem, remonta aos tempos dos antigos egípcios, pigmentos vermelhos já eram aplicados nos lábios em 5000 a.C, que usaram henna ou insetos esmagados como besouros, formigas e carmim cochonilha( parente próximo das cigarras libera o ácido carmínico de cor avermelhada para se defender contra ataques predatórios, essa solução é aproveitada para produzir corantes não só para a indústria da beleza, mas também para alimentos como biscoitos e geleias) para obter tons de batom vermelho. Potes de óxido de ferro vermelho foram encontrados no interior dos túmulos antigos sumerianos e egípcios. O batom sólido foi inventado por Abu al-Qasim al-Zahrawi, um cosmetologista árabe, e foi ainda mais popularizado pela rainha Elizabeth, que fez uma declaração de moda, por seus lábios vermelhos do sangue.
Mas o que tem nesse cosmético que fascina as mulheres no decorrer de milhares de anos? Além de ser facilmente aplicado e causar impacto, o batom é muito associado ao estímulo da feminilidade, como se fosse colocada em um tubo, acondicionada e codificada em cores.
O lábio rosado sinaliza juventude e capacidade de procriação.
Na proporção que as mulheres envelhecem, a tendência dos lábios é ficarem mais finos e perderem um pouco a cor. O batom pode ser compreendido como uma tentativa de se parecer jovem e madura. É considerado o item de maquiagem que nunca sai de moda e mais valoriza a mulher, além de hidratar, proteger e formar uma camada protetora nos lábios contra alergias provocadas por partículas presentes no ar ou nas mãos.
Os batons ultrafixantes são os mais indicados para o dia, pois proporcionam uma textura mais natural. À noite prefira o gloss, com ou sem glíter, para dar um aspecto mais sofisticado, é muito