Produ O E Log Stica
Estudo de Caso: Biscoitos caseiros
Rio de Janeiro
Abril
Grupo:
Daniele Monteiro de Moraes Andrade
201450003
Débora Ferreira dos Santos
201381147
Edson Benicio Moço
201310037
Renata Paula Panza da Silva
201391061
Shirlei Correia de Melo Fahl Santos
201381061
Simone da Silva Vitorino Nogueira
201381263
Trabalho Estudo de Caso: Biscoitos caseiros
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina Produção e Logística, do curso de Administração.
Professor André Luiz Rodrigues
Rio de Janeiro
Abril
Questões
1. Quais os dois procedimentos que a empresa adotou para aumentar a produtividade? Por que o aumento no comprimento dos fornos resultou num ritmo mais rápido de produção?
Os biscoitos não recheados são cortados em forma de triângulo, pois assim requer menos espaço do que os de corte convencional. E foi aumentado em oito metros o comprimento de cada forno.
Com o aumento de oito metros em cada forno e com a forma de corte triangular dos biscoitos que ocupa menos espaço, foi possível assar mais biscoitos em uma única fornada, aumentando assim a produtividade.
2. Em sua opinião, a empresa está tomando a decisão correta não automatizando o empacotamento dos biscoitos? Justifique sua resposta. Quais as obrigações que uma empresa tem para com a comunidade? O tamanho da cidade seria um fator a considerar? Faria alguma diferença se a empresa estivesse localizada numa cidade grande? O tamanho da empresa é um fator relevante?
Devido à empresa ter um diferencial em seus biscoitos, pensamos que o empacotamento manual ainda não estaria afetando o volume de entrega de sua produção, pois seu nicho de mercado é muito específico. Por ser um biscoito fabricado sem aditivos e sem conservantes, seu potencial não é a venda em grande quantidade e sim a fidelidade de seus clientes.
Por estar localizada em uma pequena cidade, e com poucos funcionários, a empresa atua como uma fábrica