PRODU O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR 5 SEMESTRE Matematica Financeira
1- A matemática financeira é uma ferramenta de grande importância dentro de uma empresa, em diversas áreas do conhecimento e usada para compreender os cálculos financeiros, as funções das situações na solução dos diversos problemas, como por exemplo no aumento dos preços dos produtos, no reajuste das prestações ela se faz presente e em diversas situações no nosso cotidiano.
Ela auxilia o administrador a administrar seus lucros, evitando prejuízos, sabendo o momento certo de tomar as decisões necessárias para obter os resultados satisfatórios, quando bem aplicada, traz uma lucratividade, tornando possível o processo de maximização nos resultados.
A Matemática Financeira também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado, além de fornecer o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.
Dentro da matemática financeira temos o capital que é o valor aplicado através de algumas operações financeiras, os juros que representam a remuneração do capital empregado a alguma atividade produtiva, podendo ser capitalizados segundo a dois regimes: Simples ou Composto.
No regime de juros simples, a taxa percentual de juros é calculada de acordo com o capital principal. Dessa forma, o rendimento mensal mantém o mesmo valor. Esse tipo de correção monetária não é utilizado pelo atual sistema financeiro, mas é peça fundamental para os estudos relacionados à Matemática Financeira. A cobrança de juros está relacionada a financiamentos, compras à prazo, aplicações bancárias, pagamento de impostos atrasados entre outras situações relacionadas ao meio econômico. Nos Juros compostos são aqueles em que o juro do mês é incorporado ao