Lista TFGE 4
Lista de Exercícios 4
Prof.Me. Rafael Viegas, Prof.Dr. Elio Idalgo
1. O sistema ao lado está em equilíbrio. Os pesos dos corpos A e B são, respectivamente, iguais a 10 N e 40 N. Sabe-se que o corpo B está na iminência de escorregar. Determine o coeficiente de atrito μ entre o corpo B e o plano horizontal de apoio.
2. Um corpo A, de massa 10 kg, apoiado sobre uma superfície horizontal, está parado, prestes a deslizar, preso por um fio ao corpo B, de massa 2,0 Kg. Considerando-se o fio e a roldana ideais, determine o coeficiente de atrito estático entre o corpo A e a superfície.
3. O sistema indicado, onde as polias são ideais, permanece em repouso graças à força de atrito entre o corpo de 10 kg e a superfície de apoio.
Determine: (a) o valor da força de atrito (b) o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície da mesa.
4. Um bloco de 5 kg é mantido em equilíbrio contra uma parede vertical por uma força horizontal de 100 N.
(a) Qual é o valor da força de atrito entre a parede e o bloco? Se o coeficiente de atrito estático entre a parede e o bloco for 0,4, qual o valor da força normal mínima para que o bloco não escorregue? (Usar g=
9,81 m/s2).
5. Um bloco massa m1=1 kg encontra-se apoiado numa superfície rugosa com coeficiente de atrito μ = 0,2 inclinada de θ=60° em relação à horizontal. O corpo de massa m2 mantém o conjunto em equilíbrio estático. Detemine: (a) o valor máximo de m2 e (b) o valor mínimo de m2. (Dica: considere que o bloco m1 pode descer ou subir o plano inclinado).
6. Uma escada de peso P=80 N e comprimento 6 metros, encontra-se apoiada pelas suas extremidades sobre dois planos, um horizontal (rugoso) e outro (perfeitamente liso), conforme figura. Determine: (a) as reações normais de apoio nos pontos A e B, (b) a força de atrito no ponto B.
Respostas:
1. 0,25 2. 0,2 3. (a) 20 N (b) 0,2
4. (a) 49,1 N (b) 123 N 5. (a) 0,96 Kg (b) 0,76 Kg
6. (a) 23,1 N, 80 N (b) 23,1 N