Produ O Textual Interdisciplinar 1 Semestre 4
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 DIREITO TRIBUTÁRIO 5
2.2 CONTABILIDADE E FINANÇAS NA ORGANIZAÇÃO 6
2.3 PRINCÍPIOs DA ESCASSEZ E DAS NECESSIDADES ILIMITADAS 7
2.4 TAXAS DE JUROS 7
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Durante o presente trabalho serão tratados assuntos referentes a Administração financeira e orçamentária, matemática financeira, economia e direito tributário, que estão diretamente ligados a gestão das empresas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DIREITO TRIBUTÁRIO
Ao analisarmos o cenário nacional, podemos constatar a crescente inserção de novas empresas no mercado, além da elaboração de um plano de negócios, com pesquisa de mercado, elaboração de orçamentos, treinamento de funcionários, realização dos registros necessários, e principalmente desenvolvimento de projeção de resultados, estudo de viabilidade econômica, bem como ponto de equilíbrio, o empresário deve sim atentar para legislação.
Dentre todas as exigências formais, existe a questão tributária. Como adequar a empresa para correta condução neste sentido e estar com a “consciência tranqüila”? A constituição federal através dos artigos 145 a 164 normatiza o sistema tributário nacional, regulamentando o que cabe a União, aos Estados, aos Municípios e ao Distrito federal quanto tributação.
Impostos, contribuições e taxas também fazem parte da vida financeira de uma empresa, porém são diferentes contas, e isso fica explícito nos relatórios apresentados pela contabilidade. Enquanto os impostos incidem sobre o patrimônio, renda ou consumo e são destinados aos cofres públicos para financiamento de educação, saúde, infra estrutura ( estradas, ferrovias, etc. ), as contribuições são cobradas quando se destinam a um determinado grupo, como por exemplo, INSS e PIS para atender a um programa de integração social, podendo ser também contribuições de melhoria, onde ao realizar o calçamento de uma rua o proprietário de