Produ O Textual 4 Semestre 2013 11102013
3964 palavras
16 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito de Orçamento 4
2.2 Orçamento Geral 4
2.3 Orçamento Flexível 5
2.4 Pontos positivos do Orçamento para a Gestão 7
2.5 As questões tributárias para o Orçamento 8
2.6 Isenção e Imunidade tributária 9
2.7 Balanço Patrimonial 9
2.8 Demonstração do Resultado do Exercício 10
2.9 Demonstração dos Fluxos de Caixa 11
2.10 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 12
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O orçamento empresarial funciona como um diferencial, para a coordenação das receitas e despesas do setor administrativo, gerando melhoria dos resultados. Muitos empresários, administradores e até contadores enxergavam o orçamento empresarial como uma ferramenta que, principalmente, auxiliava a planejar o fluxo de caixa das empresas. Todavia atualmente têm-se ampliado os horizontes do orçamento empresarial.
Muitos contadores e administradores começaram a vê-lo como uma importante ferramenta que tem suas virtudes em ajudar as empresas a planejar e controlar suas atividades, de modo a facilitar a tomada de decisão.
No atual cenário econômico, diante da incerteza dos acontecimentos e da alta competitividade do mercado, torna-se imprescindível que as organizações tenham um processo de gestão empresarial cada vez mais eficiente e eficaz.
Neste sentido, o orçamento surge como um diferencial nas organizações que dele fazem uso, o qual participa de um sistema que envolve planejamento, controle e análise do desempenho, onde são identificados eventuais desvios e os mesmos podem ser corrigidos e/ou controlados para que o sucesso organizacional seja alcançado.
Através do orçamento é possível controlar o rumo dos negócios, fazendo comparações entre o previsto e o realizado, bem como avaliar a desempenho dos projetos. Desta forma, é possível classificá-lo como uma ferramenta de extrema importância para o sucesso da