Produ O Artistica Resumo De Conteudo Texto II
Curso de Turismo
PRODUÇÃO ARTISTICA I
12 de Março de 2014
Fabio Bitencourt Campos
Trabalho de Resumo do Texto:
“HISTORIA SOCIAL DA LITERATURA E DA ARTE”
O texto apresenta o fazer artístico do Egito antigo destacando seus aspectos e características mais singulares, analisando cronologicamente as referencias dos diversos momentos do império e suas representações mais verdadeiras. Utiliza elementos visuais como fotos, gráficos e imagens para ajudar na compreensão e no entendimento de suas particularidades dentro do estudo da arte.
Ao relativizar dois momentos principais da arte egípcia, o autor estabelece um parâmetro de analise para fundamentar o entendimento e compreensão do tema.
Marcada incialmente pelo descompromisso estético, a arte egípcia apresenta primeiramente de uma forma mais natural sem estilizações ou mesmo engessamento como iremos verificar mais a frente. Essa característica se dá principalmente pela própria configuração da sociedade no inicio do desenvolvimento do império egípcio, onde a estrutura pré-dinástica ou a inexistência dela imprime um sentimento livre nas expressões artísticas. Essa liberdade se apresenta mesmo em outros períodos como exemplificado através das obras “Escriba” (acervo do Louvre) e Sheik-el-Beled (acervo do Museu do Cairo).
Somente a partir do completo estabelecimento do Império Médio é que perde a natureza espontânea de expressão da arte. Esse fato reflete claramente a consciência de classes estabelecida com o domínio e ascensão do regime feudal e sua aristocracia dominante.
Considerando que essa nova estrutura de sociedade pela primeira vez na historia se estabelece como conceito de mundo deve sua grandeza e esplendor em favor do Rei, ainda que rituais signatários continuem a nortear a produção artística, um novo e rígido senso estético é imposto onde todas as representações humanas não devem e não prestam a serem retratadas como de fato são e sim de acordo com