Resenha 1 CHT
Resenhado por:
Pedro Wlisses – 14/0030280
Universidade de Brasília
Comportamento Humano no Trabalho
Durante muito tempo, a habilidade interpessoal no trabalho foi tomada como “senso comum”, as escolas de administração focavam somente nos aspectos técnicos, como, contabilidade e finanças. Foi somente a partir da década de 90 que essas escolas começaram a dar atenção ao comportamento organizacional, pois era cada vez mais comprovado que o ambiente era um fator mais determinante que o salário na produtividade dos funcionários. Sabendo disso, ficou claro que os executivos não podem depender somente de habilidades técnicas, também precisam ter habilidades interpessoais.
Executivos são as pessoas designadas para supervisionar o trabalho de outros funcionários e fazer com que a empresa alcance seus objetivos. Para fazer com que a empresa alcance os objetivos, o trabalho do executivo é dividido em quatro etapas: Planejar, organizar, liderar e controlar.
Dentro dessas etapas, há diversos tipos de papéis que um executivo pode exercer, como: Papel de relacionamento interpessoal, no qual o executivo usa sua liderança; Papel de informação, nesse, são utilizadas as habilidades organizacionais; Papel de decisão, extremamente necessário para fazer a empresa evoluir. Há também as habilidades, que são: Técnicas, que envolvem a aplicação do conhecimento; Humanas, que é a capacidade de trabalhar bem com pessoas; Conceituais, na qual o executivo consegue lidar com situações mais difíceis.
Apesar da importância das habilidades humanas no trabalho, o nome “Comportamento organizacional” é mais ouvido atualmente, pois comportamento organizacional é um campo de estudo, que abrange os indivíduos, grupos e estruturas de uma empresa, investigando os seus impactos no comportamento dentro do trabalho e utilizando as informações para tentar melhorar a eficácia da