PROD Texto 08
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
8. PLANEJAMENTO AGREGADO DA PRODUÇÃO
8.1 Níveis de planejamento
As organizações de manufatura precisam de algum modo planejar suas atividades produtivas, tarefa bastante complexa que deve ser realizada em diferentes níveis ou horizontes de tempo; ou seja, é preciso pensar o que será produzido em longo prazo, em médio e curto prazo (Figura 1).
Figura 1 – Níveis de planejamento da produção
PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE
Capacidade instalada
Avaliação econômica
Localização
Arranjo físico etc.
PLANEJAMENTO AGREGADO
Demanda agregada
Capacidade disponível
Subcontratação etc.
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
MRP
PCP
Lotes mínimos de produção
Alocação de cargas etc.
A avaliação das questões de demanda e produção agregadas é um tipo de planejamento de nível tático ou de médio prazo, enquanto o planejamento da capacidade é de nível estratégico ou de longo prazo e o planejamento da produção é de nível operacional ou de curto prazo.
Planejamento da capacidade. Planejamento de nível estratégico ou longo prazo, com horizonte de tempo, nas indústrias brasileiras, de dois a cinco anos, conforme o porte e a complexidade da produção, orientando as empresas sobre o caminho a trilhar no futuro. Essas decisões incluem: intenção de ampliação da planta atual, construção de novas plantas industriais, aquisição e modernização de máquinas, expansão da linha de produtos com novos lançamentos, estudo de previsão de demanda de longo prazo e das tendências da economia como um todo e do setor, especificamente. Envolve ainda a avaliação de como serão obtidos recursos para os investimentos necessários para o aumento da produção. Como decisões de nível estratégico, competem à alta administração ou diretoria da empresa (as decisões de nível tático ou de médio prazo competem à média administração ou gerência e as decisões de nível operacional ou de curto prazo são tomadas pela baixa administração ou supervisão).
Uma indústria com capacidade