Esgrima
Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto. A evaporação, a ebulição e o congelamento dos líquidos são fenômenos muito importantes. Nota-se também que esses fenômenos são alterados quando, ao líquido, se adiciona certa quantidade de uma determinada substância. Essas alterações são aproveitadas em muitos países de inverno rigoroso, para derreter a neve que se acumula em pontos perigosos das estradas de rodagem; ou para evitar que a água se congele e estoure os radiadores quando os automóveis ficam estacionados durante noites muito frias; em assim por diante. As propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem apenas do número de partículas dispersas na solução, independente da natureza dessas partículas.
Verifique que ao se aquecer água pura, ao nível do mar, a temperatura de ebulição da água (solvente puro) é igual a 100°C. No entanto, quando se aquece uma solução aquosa de NaCl, percebe-se que o ponto de ebulição da água sofre um aumento.
A elevação do ponto de ebulição da água na solução sempre irá produzir efeitos em algumas propriedades físicas de um solvente, que são:
- diminuição da pressão de vapor
- aumento do ponto de ebulição
- diminuição do ponto de congelamento
- aumento da pressão osmótica
Estes efeitos são conhecidos como efeitos coligativos, que dependem exclusivamente da concentração (quantidade) de partículas que se encontram dispersas num solvente.
Algumas propriedades dos solventes se alteram quando neles são dissolvidas partículas de soluto não-volátil. Essas alterações, conhecidas como efeitos coligativos, não dependem do tipo de soluto não-volátil mas apenas do número de suas partículas