Prod 6
Uma viagem ao Antigo Egito de seis mil anos Antes de Cristo em pleno século 21. Parece impossível, mas é o que propõe uma exposição denominada "Museu Egípcio Itinerante", que está aberta para visitação no Shopping Pátio Maceió, no bairro da Cidade Universitária. Durante a visita, é possível conhecer a história da civilização egípcia através das réplicas de alguns dos faraós e deuses mais expressivos.
Criadas pelo artista plástico natural do Egito, Essam Battal, curador da mostra, as peças são feitas em fibras de resina e encantam o espectador pelos ricos detalhes que possuem e cores fiéis às originais.
Cada detalhe da exposição é pensado. Além das peças, jogos de luzes e músicas próprias da cultura egípcia envolvem o visitante. É possível também ouvir a história de alguns dos deuses e até do rio mais extenso do mundo, o Nilo, durante a apreciação das obras.
De acordo com um dos organizadores, o também artista plástico Mohemed Hmoda, irmão do curador, o objetivo do trabalho itinerante é levar um pouco da rica história egípcia pelas cidades brasileiras. “Viajamos com esse museu itinerante há 16 anos pelo Brasil. Ainda não saímos do país porque o Brasil é muito grande e existem muitos locais para levar nosso trabalho”, conta. Réplica da rainha Cleópatra é uma das mais procuradas pelos visitantes.
Entre as peças reproduzidas estão os faraós Tutankhamon, que morreu ainda jovem, e Ramsés II, que viveu 77 anos e teve 150 filhos. Por lá estão também réplicas do deus Amon, o mais importante do Antigo Egito, a deusa do amor, Ísis, e o deus Osíris, um dos mais adorados. É possível ver de perto múmias recriadas e até um sarcófago.
Logo na entrada no museu, o visitante tem à disposição um bazar egípcio com diversos produtos alusivos à civilização. É possível adquirir perfumes, miniaturas de pirâmides ou faraós e até ilustrações feitas em papiro, um tipo de material utilizado pelos egípcios para escrever e