Processos gerenciais 1º semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O Maranhão tem entre suas tradições, em especial nas comunidades localizadas na zona rural, a prática do uso de plantas (ervas) medicinais no tratamento de várias doenças. E isso devido a riqueza de uma vasta e diversificada flora.
Com essa riqueza ao alcance e o incentivo e participação das lideranças locais, na comunidade do município de Lago do Junco, a prática do uso dessas plantas tornou-se diferente ao ser transformada em uma forma de melhorar sua qualidade de vida.
Nessa comunidade foi implantado um Horto e uma Farmácia Fitoterápica, que resultou em um Fórum de Desenvolvimento Local, que assim facilitou todas as parcerias e apoios.
Com a implantação de um projeto envolvendo o aproveitamento da matéria prima existente, somado com o conhecimento cultural da comunidade e as parcerias das instituições governamentais, fez com que Lago do Junco, passasse por várias transformações.
Todo um trabalho foi necessário para a capacitação de profissionais, que ocorreu com o apoio das parcerias, que também participaram com verbas para a realização desse empreendimento. O comprometimento da comunidade foi fundamental, para trazer esse benefício.
O SEBRAE foi o responsável por um projeto piloto, tentando alavancar os trabalhos das pessoas da comunidade, procurando seu reconhecimento e buscando o desenvolvimento da região.
O projeto, Farmácia Verde, deu certo. Com todo o empenho, conseguiram fazê-lo evoluir e melhorar seus índices de desenvolvimento, tornando-se lucrativo e sustentável.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 – Mudança Progressiva da Comunidade.
O município do Lago do Junco, com 2/3 de sua população vivendo na zona rural e caracterizada pelos indicadores sócio econômicos inferiores a de outros municípios, tinha um baixo