processos físicos
Separação por gravidade
É um processo físico que ocorre pela diferença de densidade, sendo normalmente as frações oleosas mais leves recolhidas na superfície. No caso de óleos ou borras oleosas mas densas que a água, esses são sedimentados e removidos por limpeza de fundo de tanque.
O processo é mais utilizado em indústrias do petróleo, postos de serviços, oficinas mecânicas e outras atividades que utilizam óleo.
Este processo não é capaz de remover óleo emulsionado, sendo utilizado na etapa preliminar dos sistemas de tratamento.
Flotação
É um processo físico muito utilizado para a clarificação de efluentes e a consequente concentração de lodos, tendo como vantagem a necessidade reduzida de área, tendo como desvantagem um custo operacional mais elevado devido á mecanização.
A flotação deve ser aplicada principalmente para sólidos com altos teores de óleos e graxas e/ou detergentes tais como os oriundos de indústrias petroquímicas, de pescado, frigoríficas e de lavanderias.
A flotação não é aplicada aos efluentes cm óleos emulsionados, a não ser que os efluentes tenham sido coagulados previamente.
Além de ser um processo unitário utilizado no nível primário de tratamento, é aplicado também na etapa de espessamento de lodo.
Existem flotadores a ar dissolvido (FAD), a ar arejado e a ar induzido.
A remoção do material flotado pode ser realizado por escoamento superficial como nos decantadores ou por raspagem superficial.
Stripping
É um processo onde força-se a passagem e o contato de ar através de um spray de águas contaminadas, a fim de eliminar os contaminantes. O contato entre os jatos de ar e água permite que contaminantes passem do estado líquido para o estado gasoso através de volatização. O stripping é empregado comumente para tratar águas subterrâneas como parte