Processos exogenos e endogenos
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
DIAMANTINA – MINAS GERAIS
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – ICT
QUÍMICA TECNOLÓGICA II
Prof Juan Pedro Bretas Roa
SÍNTESE DE BIODISEL
Introdução
A síntese do biodiesel é uma prática que possibilita o aluno acompanhar um processo de transesterificação envolvendo óleos vegetais e um álcool de cadeia curta, em geral metanol e etanol.
Os óleos vegetais são constituídos essencialmente de triglicerídeos, ésteres formados a partir de ácidos carboxílicos de cadeia longa (ácidos graxos) e glicerol. Além dos triglicerídeos, os óleos vegetais apresentam em sua composição quantidades apreciáveis de ácidos graxos livres (originados dos processos de extração dos óleos vegetais), fosfolipídeos, esteróis e tocoferóis. A Tabela 1 traz a distribuição de ácidos graxos de alguns óleos e gorduras. Os ácidos graxos constituintes dos triglicerídeos mais comuns apresentam 12, 14, 16 ou 18 átomos de carbono1.
O biodiesel é obtido através da transesterificação (uma reação orgânica na qual um éster é transformado em outro através da troca dos grupos alcóxidos) dos triglicerídeos de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal com um mono-álcool de cadeia curta, tipicamente metanol ou etanol, na presença de um catalisador, produzindo uma mistura de ésteres alquílicos de ácidos graxos e glicerol (Figura 1). A princípio, a transesterificação é uma reação reversível. Entretanto, o glicerol formado é praticamente imiscível no biodiesel, reduzindo fortemente a extensão da reação reversa1.
Figura 1: Eesquema para representar a reação de transesterificação de óleos vegetais e metanol para síntese de biodiesel.
Objetivo
O objetivo destas aulas práticas é a obtenção de biodiesel a partir de óleo de soja, destinados ao estudo das reações de transesterificação, além de possibilitar ao aluno ter conhecimento sobre técnicas de separação e caracterização de substâncias.