processos erosivos
As principais causas para a ocorrência desses processos de erosão são o desmatamento e posterior uso do solo para a agricultura e pecuária, mas a construção civil, o crescimento das cidades, a mineração e outras atividades econômicas são significativas na erosão acelerada, GUERRA (2004) apud GOUDIE (1995).
PALAVRAS-CHAVE: Ação antrópica, cobertura vegetal, erodibilidade, erosão, escoamento, intemperismo, processos erosivos, percolação, ravina, solo e voçoroca.
OBJETIVO: Proporcionar de uma forma sucinta, o esclarecimento do que vem a ser processos erosivos, os fatores que vão desencadear esses processos e os impactos causados pelos mesmos.
METODOLOGIA: A concepção teórico-metodológica adotada para o desenvolvimento desse trabalho cujo tema é Processos Erosivos, refere-se a uma abordagem científica, tendo como origem os pressupostos teóricos de CUNHA e GUERRA (1999, 2000, 2001 e 2004) em suas bibliografias: Geomorfologia do Brasil; Geomorfologia e Meio Ambiente;Erosão e Conservação dos Solos – Conceitos, Temas e Aplicações e Geomorfologia – UmaAtualização de Bases e Conceitos.
As bibliografias citadas acima foram as mais utilizadas, tendo assim maior contribuição na elaraboração deste artigo.
Nessa mesma linha, a metodologia fundamenta-se também nas propostas de Carlos Antônio Vitte (2004), em seu livro Reflexões Sobre a Geografia Física no Brasil, onde o mesmo possibilita a compreensão determos geomorfológicos; David Drew (2002), em seu livro Processos Interativos Homem-Meio Ambiente, contribuiu para o esclarecimento de solos e paisagens como sistemas abertos; Rosangela Garrido Machado Botelho (1998) e Jane Karina Silva