Processos De RH
São seis os processos básicos de que se utiliza a gestão de recursos humanos na execução de tarefas, visando integrar os diversos níveis da organização, tornando possível a execução dos objetivos do empreendimento.
1. Provisão (recrutamento e seleção).
2. Aplicação (desenho de cargos, avaliação de desempenho).
3. Manutenção (remuneração, benefícios e serviços).
4. Desenvolvimento (treinamento, mudanças, comunicação).
5. Segurança (disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida, relação com sindicatos).
6. Monitoração (banco de dados, sistemas de informações gerenciais).
Como funcionam esses processos na organização;
Provisão (agregar pessoas) - Esse processo refere-se ao recrutamento e seleção das pessoas, e ocorre através de pesquisa no mercado de trabalho para recrutar profissionais que atendam as especificações mencionadas pela organização e que tenham o perfil para ter um bom desempenho no cargo proposto.
Aplicação - Esse processo refere-se as especificações do cargo, como atribuições, requisitos de habilidades e responsabilidades. É de fundamental importância para organização integrar os novos empregados e avaliar o desempenho de cada um na sua função, assim possibilitando a organização de fazer ajustes se houver necessidade.
Manutenção (recompensar pessoas) - Esse processo refere-se a remuneração e os benefícios sociais. Os empregados precisam receber uma remuneração digna para suprir suas necessidades e que valorize seu trabalho para se sentir motivado.
Desenvolvimento – Esse processo refere-se aos incentivos para o desenvolvimento do empregado na organização, criando estímulos constantes para aperfeiçoamento profissional e pessoal. Através do treinamento e desenvolvimento pode-se formular e executar a capacitação técnica e psicológica do efetivo para assumir desafios mais complexos na organização.
Segurança - Esse processo refere-se ao estabelecimento de disciplina e segurança, bem como qualidade de vida no trabalho, incluindo também