Processos de fabricação de uma graxa biodegradável
Nesta época de preocupações cada vez maiores com o meio-ambiente e a sustentabilidade, sempre ouvimos falar nos produtos biodegradáveis, mas nem sempre sabe-se qual a definição de um produto biodegradável.
Pode-se considerar que é todo material que após o seu uso pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente. A seguir falaremos sobre um produto que vem sendo exigido pelo IBAMA em determinadas áreas, a Graxa Biodegradável.
Mas o que é uma graxa¿
É um lubrificante com propriedades de redução de atrito e desgaste, com grande consistência, compostos de óleo, engrossadas através de espessantes. A aplicação é feita, na maioria das vezes, em pontos de lubrificação que não podem ser alimentados com óleos lubrificantes ou não são aptos para a lubrificação com óleo.
Os principais objetivos de uma graxa são
- redução de desgaste
- redução de atrito
- proteção contra corrosão
- diminuir ruídos
- reduzir as vibrações
A graxa biodegradável consiste em uma graxa atóxica, formulada com componentes vegetais, espessante à base de alumínio e ácidos graxos com grande poder lubrificante. Algumas graxas são resistentes à presença de água e à temperatura elevada. Suas propriedades de polaridade conferem adesividade natural, excelente proteção contra o fenômeno de corrosão, além de ótimo desempenho de bombeamento em baixas temperaturas.
Aplicações e características:
A Graxa deve ser aplicada em componentes metálicos que são expostos constantemente a variações climáticas (temperatura, umidade) e trabalho contínuo, tais como: roletes de tratores de esteira, rolamentos dos vagões transportadores, moendas de unidades sucroalcooleiras, chassis, correntes, esteiras industriais, comportas de hidroelétricas, fusos de colheitadeiras, equipamentos que manuseiam produtos alimentícios, eixos e buchas, mancais de cilindros secadores e de rolamento e deslizamento, caixas de engrenagens (abertas ou fechadas), cubos de rodas de caminhões e ônibus,