Processos de Fabricacao
Processo de fabricação está habilitado a projetar, dirigir e supervisionar sistemas de operações mecânicas, voltados a processos de fabricação. Domina o funcionamento, as características e a manutenção de máquinas operatrizes, máquinas ferramentas, ferramentas e dispositivos em geral, podendo administrar todo um processo de produção mecânica. Tem domínio também dos processos de produção, com base na automação mecânica. Tem conhecimento dos controles administrativos da produção, podendo atuar na área de organização e no gerenciamento de sistemas de produção. Sabe como utilizar os materiais de construção mecânica. Tem domínio sobre projeto de máquinas, ferramentas e dispositivos de produção. Pode dedicar-se ao ensino, à pesquisa tecnológica, bem como realizar vistoria, avaliação e elaboração de laudo técnico em seu campo profissional.
O processo de usinagem possibilita atingir objetivos como acabamento de superfícies de peças fundidas ou conformadas mecanicamente, fabricação seriada de peças a um custo mais baixo e fabricação de uma ou poucas peças praticamente de qualquer forma a partir de um bloco de material metálico.
No decorrer do projeto veremos a importância dos processos de usinagem, os diversos tipos de usinagens executadas em máquinas e seus fundamentos, além de fluxogramas dos processos de produção do Came, Engrenagem e Suporte.
2. Processos de Fabricação
Um subgrupo da norma DIN 8580 sob o termo Separar, compreende os processos de fabricação com remoção de cavaco com ferramenta de geometria definida, que se caracteriza pela aplicação de ferramentas com características geometricamente definidas. Já há aproximadamente 12 a 50 mil anos o homem estava em condições de produzir ferramentas de pedras com gumes afiados por lascamento, como nos mostram achados arqueológicos da idade da pedra na figura abaixo:
Mas um fato marcante para o desenvolvimento tecnológico foi à descoberta dos metais, como: cobre, zinco