Processos de Ciclo de Vida
NORMAS
ISO 12207/ ISO 9126 / IEEE 1074
INTRODUÇÃO
A engenharia de software nos últimos tempos esta ganhando espaço e importância, devido a grande demanda do uso de softwares. Mas a manutenção e o desenvolvimento dos softwares é uma tarefa nova, pois não havia uma produção com regras bem definidas ou normalizadas como as demais engenharia, não atingindo alguns objetivos como por exemplo os usuários que muitas vezes não vêem suas necessidades parcialmente ou totalmente atingidos com custos e mão de obra desperdiçada e pela parte desenvolvedora que também não conseguem alcançar uma produtividade e lucros satisfatórios.
Por este motivo os envolvidos mundialmente com engenharia de software vem desenvolvenso normas para regular e orientar a produção de softwares. E é sobre três dessas normas que vamos comentar neste trabalho, Iso 12207, Iso 9126 e IEEE 1074.
NORMA ISO 12207
Publicada em 1995 como Norma Internacional. Publicada no Brasil em 1998.
Vamos começar pela norma Iso 12207 que possui o titulo de nformation technology - Software Life Cycle Process ( tecnologia da informação - Processos de Ciclo de Vida de Software), esta norma foi criada para estabelecer uma estrutura comum de processos, para ser utilizada como referencia em negócios relacionados a produtos de software, e que o desenvolvimento e manutenção do software devem ser realizados de forma semelhante a engenharia. Este padrão formaliza a arquitetura do ciclo de vida do software, e também qualquer estudo sobre Qualidade do Processo.
Nesta norma existem três classes de processos de ciclo de vida, que representam a sua natureza. Cada Processo é definido pelas suas atividades, e cada atividade é definida pelas suas tarefas, sendo que cada atividade subordinada a um processo é um conjunto de tr=arefas intimamente ligadas. Uma tarefa é um requisito, uma ação permissível, ou seja tarefa é o que o processo deve fazer. A norma também escreve o