processos contabil e financeiros
CAMPUS DE CASCAVEL
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Adriana Terezinha Reichert
Alana Souza Domingues
Carlos Henrique Rosa da Silva
Marcelo Guarienti
Patrícia Werner
CAPÍTULO 4:
PROCESSOS CONTÁBIL-FINANCEIROS E CONTROLES INTERNOS
CASCAVEL
2014
Processos Contábil-financeiros e Controles Internos
A contabilidade é considerada como um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira e física. Os objetivos da contabilidade são fornecer informações destinadas aos seguintes fins: para tomada de decisões referente ao uso de recursos limitados; para direção e controle eficazes de recursos humanos e matérias da organização; para facilitar as funções sociais e o controle.
Processos Financeiros
São
divididos
em
processos
financeiros
predominantemente
operacionais e os processos financeiros mais estratégicos.
Processos Financeiros Predominantemente Estratégicos envolvem decisões de investimento, posicionamento no mercado tais como aquisições, fusões, terceirizações e diferentes tipos de alianças cooperativas, sendo pouco estruturados e extremamente relevantes para continuidade do negocio.
Nesse item são considerados cinco desses processos: decidir sobre estrutura de capital, fontes de recursos; decidir sobre investimentos; administrar riscos; gerir contratos com terceiros, mais especificamente com instituições financeiras e por ultimo, mas não menos importante gerir as relações com os investidores.
Pode-se ressaltar que no auxilio à tomada de decisão, os processos financeiros devem prever análises de tendências e cenários: construídos com séries históricas de dados internos e juntamente com variáveis externas de importante acompanhamento.
Processos Financeiros Operacionais são geralmente levados a cabo mediante o recebimento de diretrizes que são saídas dos