Processos administrativos anhanguera desafio
Planejamento é um processo sistemático, através do qual os integrantes de uma organização identificam e definem ações que precisam ser executadas para superar problemas, fortalecer potencialidades e alcançar objetivos comuns. O planejamento surge para redirecionar os caminhos melhorando as ações (MACIEL, 2003)
Segundo SAMPAIO (2008), um planejamento pode ser definido como um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos, como um controle apropriado, a entrega de produtos e serviços conforme os requisitos exigidos pelo cliente, uma melhor coordenação das interfaces do projeto, a possibilidade de resolução antecipada de problemas e conflitos, e maiores chances de acertos nas tomadas de decisões.
Segundo FUSARI (1990) o planejamento deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente, como um processo de reflexão.
O planejamento tem sido praticado desde que as pessoas começaram a pensar nas implicações futuras das escolhas de hoje. A construção das pirâmides, a Grande Muralha da China, e outras maravilhas do mundo antigo, podem ser vistas como realizações excepcionais em sua época, pois na sua forma primitiva o planejamento era um meio simples usado por indivíduos e pequenos grupos. Quando as sociedades se tornaram altamente organizadas, o planejamento passou a ser considerado uma parte integrante de liderança e administração.
Depois da Revolução Industrial, e especialmente depois da revolução ter sido modificada nos Estados Unidos pelas técnicas