Síndrome de downl
8831 palavras
36 páginas
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de VitóriaEMESCAM
ALANA WENDELER SUNDERHUS
ANÁLIA CÂNDIDA DE SOUZA RAMOS
MAYARA BARBOSA DE FARIA
MIRLENE ESTEVES ROCHA DE ALMEIDA
SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO SOCIAL
VITÓRIA
2010
ALANA WENDELER SUNDERHUS
ANÁLIA CÂNDIDA DE SOUZA RAMOS
MAYARA BARBOSA DE FARIA
MIRLENE ESTEVES ROCHA DE ALMEIDA
SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO SOCIAL
Trabalho realizado sob a orientação de Valquíria Cuin Borges e Cássia Torati, em cumprimento a disciplina de Atividades Interdisciplinares II, do Curso de Fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM).
VITÓRIA
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 9
3 DISCUSSÃO 15
4 CONCLUSÃO 22
5 REFERÊNCIAS 23
ANEXOS
ANEXO A 25
ANEXO B...........................................................................................................30
1. INTRODUÇÃO
A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do cromossomo 21 é a anomalia cromossômica autossômica mais frequente e representa a maior causa de deficiência mental e de cardiopatia congênita em seres humanos. A trissomia é causada pela presença de três cromossomos 21 em sua totalidade ou de uma porção fundamental dele (BRUNONI & MELONI, 2005).
Segundo Rubin e Farber (2002), a trissomia do cromossomo 21 é a causa mais comum de retardo mental. A expectativa de vida do indivíduo com Síndrome de Down é baixa, sendo a Leucemia a principal causa de morte dos pacientes que tem a síndrome.
Existem três formas de ocorrência da trissomia do 21, a não-disjunção durante a Meiose I (responsável por cerca de 92 a 95% dos casos), a translocação de um braço longo do cromossomo 21 (cerca de 5% dos casos)