Sso na contemporaneidade
Trabalho e Formação Profissional - Marilda V. Iamamoto
▪ Sintonizando o SSO com os novos tempos – “Cartóla Mágica” Essa observação merece atenção: as alternativas não saem de uma suposta cartola mágica do Assistente Social; as possibilidades estão dadas na realidade, mais não são automaticamente transformadas em alternativas profissionais. Os pressupostos para a análise da profissão hoje é romper com uma visão endógena , focalista, uma visão de dentro do Serviço Social, prisioneira em seus muros internos. Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. O Assistente Social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas. Cabe aos profissionais apropriarem-se dessas possibilidades e, como sujeitos, desenvolvê-las transformando-as em projetos e frentes de trabalhos.
▪ Comente: “O Assistente Social dispõem de um Código de ética” – páginas 24 a 26, uma síntese; O Assistente Social dispõe de um código de ética profissional e embora o Serviço Social seja regulamentado como uma profissão liberal, não tem essa tradição na sociedade brasileira. É um trabalhador especializado, que vende a sua capacidade de trabalho para algumas entidades empregadoras, predominantemente de caráter patronal, empresarial ou estatal, que demandam essa força de trabalho qualificada e a contratam.
▪ Complete: O SSO é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação.... Em síntese, o Serviço Social é considerado como uma especialização do trabalho e a atuação do assistente social uma manifestação de seu trabalho, inscrito no âmbito da produção e reprodução da vida